Nutriente-se

Nutricionista revela os segredos da fertilidade através da dieta

Dra. Camila Varella é a nutricionista responsável pela Clínica Nutriente-se e conta nesta materia sobre como é possível melhorar a saúde da mulher para que aumente as chances do positivo.

A nutrição é a base da vida.

"Nas décadas mais recentes, a taxa de infertilidade vem aumentando, e isso pode ser atribuído ao "Estilo de Vida".

Dra. Camila Varella, Nutricionista da Tentante conta que através da alimentação e da nutrigenética é possível aumentar as chances do seu positivo ainda este ano.

Há tentantes que desejam engravidar pela primeira vez, outras que estão na tentativa do segundo, terceiro filho…

Acontece que, independente da situação que a mulher esteja passando, há questões metabólicas importantes que necessitam de atenção, cuidado e muitas vezes tratamento, como é o caso de quem tem endometriose ou SOP.

Se você nunca para ou para refletir o quanto a sua saúde é influenciada pelo que come e como come, essa é a hora!

Quando pensamos em nutrição, de forma geral, os estudos mostram que uma alimentação mais próxima da “dieta mediterrânea” tem atuação positiva para o sistema reprodutor.

E como é feita esta dieta mediterrânea?
Com quantidade e qualidade mais adequada dos carboidratos, maior consumo de gorduras boas (azeite, nozes, peixes – este último atualmente consumido com cautela devido a contaminação), equilibro entre macronutrientes, presença de fitoquímicos e antioxidantes e menos industrializado. 

Tudo isso favorece na saúde reprodutiva!

Mas, temos ainda de ter atenção com as doenças associadas que precisam ser tratadas ou controladas para que aumente suas chances do positivo: SOP, obesidade, endometriose, doenças autoimunes, entre outras.

Por isso, o que te fará engravidar é um conjunto de ações integradas e individualizadas, e não uma cápsula ou apenas um alimento ou chá. Eles podem favorecer dentro de uma estratégia nutricional, contudo, para cada tentante pode ser indicado algo junto da alimentação.

Para casais que pretendem engravidar, como forma de aumentar as chances de sucesso, é necessária a avaliação médica e nutricional individualizada.

A alimentação da tentante

E como o acompanhamento nutricional especializado para tentantes pode ajudar?

Melhora a qualidade dos óvulos e dos espermatozoides

Diminui a perda da reserva ovariana

Reduz os sintomas da Síndrome do Ovário Policístico (SOP)

Estabiliza o avanço da endometriose

Prepara o corpo para uma gestação saudável

Contribui para o espessamento do endométrio

Aumenta a qualidade dos óvulos para a coleta da FIV

Auxilia na regularização dos ciclos menstruais e da ovulação

"Será que sou fértil? "

Se você decidiu engravidar, mas, ainda está demorando a conseguir o positivo, possivelmente esta pergunta já passou pela sua cabeça.

Será que é fértil? Será que o seu parceiro é também?

Você consegue saber isto com acompanhamento profissional, através de um checkup específico para fertilidade.
Como nutricionista, em consulta, busco avaliar todo histórico do casal e solicito exames para o diagnóstico nutricional, e o médico que irá acompanhar vocês irá pedir outros tipos de exames, como o exame de espermograma para os homens, por exemplo.

Na mulher, é importante verificar a saúde do útero como um todo, além de equilibrar os hormônios, que podem ser feitos através da alimentação em conjunto com o tratamento convencional medicamentoso.

Há ainda a questão da imunidade e inflamações que podem prejudicar a fertilidade, por isso, se for constatada alguma alteração metabólica, será necessário acompanhamento nutricional e médico para conseguir o tão sonhado positivo!

Testes Nutrigenéticos

Oportunidade:

Agende sua consulta nutricional com a Dra. Camila Varella, melhore a sua saúde e a saúde do seu parceiro, e tenha mais chances para engravidar ainda este ano.

Consulta Nutricional em São Paulo - SP e Piracicaba - SP

Você também pode optar pela consulta on-line, esteja onde estiver, no Brasil ou no Exterior.