Nutriente-se

Infertilidade masculina – como melhorar através da alimentação?

Não podemos esquecer que a saúde do homem 🧔🏻é fundamental quando o casal deseja ter um bebê. Afinal, o embrião é metade a mãe e metade o pai!

A alimentação tem um papel fundamental na melhora da qualidade seminal – volume, motilidade, vitalidade e morfologia – ou seja, parâmetros para ajudar o espermatozóide a chegar até o óvulo para poder fertilizá-lo e gerar o tão esperado bebê!

Estudos mostram que a qualidade seminal tem piorado nos últimos anos 😔 por causa do estresse, poluição, toxinas ambientais, plásticos, agrotóxicos, excesso de bebida alcoólica, tabagismo, sobrepeso e uso de medicamentos, inclusive anabolizantes.
Seguem algumas dicas:
✔Sabemos que muitos homens abusam no consumo de carne vermelha e embutidos, mas nesse momento, o recomendado é comer até 3 vezes na semana e priorizar os peixes 🐠, e principalmente aqueles ricos em ômega-3, como salmão, sardinha, atum, cavalinha.
✔ Diariamente caprichar nas frutas, verduras e legumes, de preferência orgânicos 🥦🍉🥕, bem como, castanhas e sementes, alimentos muito ricos em nutrientes antioxidantes.
✔E a bebida alcoólica, tão desejada! Ah, vale reduzir bem nesse momento ⬇.
✔O adequado uso de suplementos deve ser direcionado pela nutricionista ou médico, mas sugerimos, de forma geral, os antioxidantes Zn, Se, CoQ10, vitaminas A,C, D, E, e as do complexo B.

E lembre-se que quando falamos de fertilidade, a saúde do casal é importante! Os dois precisam se cuidar!!! Não deixe de procurar ajuda profissional.

Texto redigido pelas nutricionistas Gabriela Halpern (@gabrielahalpernnutricionista) e Simone Getz (@simonegetz.nutricao)