Nutriente-se

Genômica Nutricional

Por que trabalhar com testes genéticos na prática clínica?

A genômica nutricional permite sabermos como os nutrientes são capazes de interagir com o genoma humano. Assim, conhecendo seu material genético, sabemos como individualizar sua dieta para que os alimentos, nutrientes e compostos bioativos influenciem beneficamente a expressão gênica na célula, sem que ocorram alterações na sequência do seu DNA.

Pode parecer coisa de outro mundo, mas os testes nutrigenéticos estão revolucionando os atendimentos nutricionais, já que proporcionam a “Nutrição de Precisão” que engloba um método de atendimento de excelência, baseado na individualidade bioquímica, aliada a escolhas alimentares inteligentes e direcionadas para cada estilo de vida, genética e necessidades individuais.

Sabe-se que a genética exerce impacto na predisposição de doenças crônicas, como obesidade, diabetes e hipertensão, bem como na resposta à dieta, suplementação, e atividade física. Porém, fatores ambientais, como alimentação e nível de atividade física são importantes para modular eventuais alterações genéticas, reduzindo ou aumentosaumentando o risco à saúde.

Ao conhecer sua genética, e com o acompanhamento de um profissional de saúde capacitado, podem ser realizadas mudanças relativas à dieta, suplementação, atividade física e estilo de vida, de maneira assertiva e personalizada, buscando aumentar seu saldo em saúde e qualidade de vida.

Os exames nutrigenéticos não são um diagnóstico, mas uma ferramenta preditiva e personalizada com finalidade preventiva. As doenças são reflexo de vários fatores. A genética é um deles, juntamente com a alimentação, atividade física, estresse, estilo de vida, entre outros.

Após a realização do teste nutrigenético, sua dieta será personalizada e a mudança efetiva ocorrerá com a utilização de protocolos de estratégias de ciclos, com focos em alvos genéticos, epigenéticos e metabólicos para a correta expressão gênica, conseguindo assim resultados permanentes, sem o surgimento de complicações futuras devido às restrições de grupo alimentares ou deficiências nutricionais importantes.

Conheça nossos testes
Nutrigenéticos