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É possível emagrecer e ganhar músculo ao mesmo tempo?

É frequente escutar pessoas que falam que o primeiro objetivo é perder peso e depois ganhar músculo, mas não é bem assim.
Será mesmo possível ter os dois objetivos ao mesmo tempo? E a resposta é SIM.👍🏻✅👍🏻✅👍🏻

Em um processo de emagrecimento, onde o objetivo é melhorar a composição corporal (mais músculo e menos gordura), preocupar com o número da balança e focar apenas em perda de peso, não é o mais adequado, sendo que ter uma massa muscular adequada durante a perda de peso ajudará a manter o sucesso dos resultados. Agora entenda como é possível 😉

Antes acreditava-se que por serem processos opostos, não poderiam acontecer simultaneamente no nosso corpo. Porém, investigações mais recentes mostram que sim, com treinamento de força combinado com uma dieta com restrição adequada e maior aporte de proteína, particularmente proteínas lácteas, tem sido relatado ganho de massa corporal magra em mulheres.

O que realmente impossibilita a manutenção ou aumento de massa muscular é:

  • Restrição energética e não fazer exercício de força.
  • Grande restrição energética, inclusive baixo consumo de proteína, e exercício de força.

Tenha com você um nutricionista neste processo para te ajudar a minimizar os efeitos da restrição calórica na massa muscular.

Texto adaptado das queridas nutris @c.jovitanutri e @nutricarolcezario, do @alimentarcomciencia